O Comunismo Ético e Humanitário de Oscar Niemeyer. Interpretação de Leonardo Boff

LIEBSTERBLOGAWARD MLD

O Prof. Leonardo Boff fala sobre Oscar Niemeyer, um cidadão do mundo.

Oscar Niemayer75207_202411019896450_841296061_n

Leonardo Boff

Não tive muitos encontros com Oscar Niemeyer. Mas os que tive foram longos e densos. Que falaria um arquiteto com um teólogo senão sobre Deus, sobre religião, sobre a injustiça dos pobres e sobre o sentido da vida?
Nas nossas conversas, sentia alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me tendo por inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa que ele não conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas. E nesse ponto ele estava muito bem colocado. Seu olhar se perdia ao longe, com leve brilho.
Impressionou-se sobremaneira, certa feita, quando lhe disse a frase de um teólogo medieval: “Se Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe”. E…

Ver o post original 1.134 mais palavras

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. MariaDario
    dez 10, 2012 @ 03:43:18

    Sim, Profa. Helena, Oscar Niemeyer e Leonardo Boff são dois brasileiros que enchem a nossa pátria de orgulho.

  2. Helena Villar Janeiro
    dez 09, 2012 @ 17:09:54

    ¡Que interesante traballo! Xuntar estas dúas extraordinarias personalidades é un grande acerto. Grata unha vez máis, Maria Lúcia. Aperta.