Ética. O que é ser LIVRE? É difícil entender?

LIEBSTERBLOGAWARD MLD

SER LIVRE

Aula com apoio de B.Labbé e M.Puech, ¨Filosofia para Crianças¨.

O ser humano é livre porque ele dirige a sua vida através de suas escolhas, boas ou más.  Em contrapartida, os animais não são livres, eles não escolhem como será a sua vida. Dois exemplos: a abelha – um inseto que nasce para fazer mel, nada mais do que isso; o joão-de-barro – uma ave que contrói casas como nenhum outro passarinho, mas faz somente isso.

Dito de outra forma, ser livre é como nascer em um teatro e poder escolher qual será o seu personagem; os animais não escolhem nada, eles têm papéis definidos.

Agora, elenquem suas perguntas. Logo as debateremos em sala de aula. Bom trabalho.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. MariaLDario
    set 01, 2013 @ 10:09:09

    Não quero que meus alun@s se sintam vítimas, mas agentes de suas vidas. Foi necessário simplificar a ideia de liberdade para que as crianças entendessem o principal, a ‘responsabilidade das decisões’, como a senhora bem disse. Um beijo e bom final de semana, Profa. Helena!

  2. Helena Villar Janeiro
    set 01, 2013 @ 08:30:38

    Aínda que a liberdade humana está moi mediatizada, o certo é que nos facemos responsables das nosas decisións. Moi interesante este tema para debater co seu alumnado que ten moita sorte de aprender así a pensar. Unha aperta grande, Profa. Maria Lücia.