ANTROPOLOGIA. Histórias, costumes e tradições de diferentes povos e países. O MILAGRE DE SANTIAGO NA¨RÍA DE AROUSA¨. GALIZA

LIEBSTERBLOGAWARD MLD

Mais um precioso post da Profa. Helena Villar Janeiro, que republico aqui, hoje. Um testemunho, poético, de um milagre que teria sido realizado por São Tiago em um dos caminhos que levam a Compostela. Obrigada!

http://helenavillarjaneiro.blogaliza.org/2013/11/14/do-milagre-que-obrou-noso-senor-santiago-na-ria-de-arousa/

¨São Tiago¨

¨Santiago Maior  (Santiago, o Grande), também chamado Santiago de Compostela (martirizado em 44 da nossa Era), foi um dos doze Apóstolos de “Jesus Cristo”.  Foi feito santo e chamado Santiago Maior para o diferenciar de outros santos de nome como o apóstolo “Santiago Menor” e ainda “Tiago, o Justo”.

Na iconografia, Santiago possui três representações:

1.  Como apóstolo, em pé, descalço, de túnica, ligado à Bíblia.

2.  Como peregrino, sentado ou em pé, usando sandálias, túnica, chapéu, cabaça, manto, e aquele que se tornou o símbolo de Santiago por excelência, com a vieira (chamada concha de Santiago), a qual era usada frequentemente pelos peregrinos nos seus chapéus ou mantos, e com um cajado, para auxiliar os peregrinos nas suas difíceis viagens por montes e vales.

3.  Como cavaleiro, representado em um cavalo branco com uma espada em uma das mãos e um estandarte na outra. Essa devoção surge após a Batalha de Clavijo  em 844. Ao longo da Idade Média passa a ser conhecido como Santiago, o ‘Mata-Mouros’. A cruz com ponta de adaga torna-se um de seus símbolos.

Obs: Na conquista hispânica da América, vê-se uma quarta devoção a São Tiago Maior. A iconografia de ‘Mata-Mouros’ será readaptada, surgindo a figura de Santiago ‘Mata-Índios’ que se tornará símbolo da conquista tanto de corpos quanto de almas no Novo Mundo¨.

(Todos os direitos reservados a http://casteloes.blogs.sapo.pt/52015.html)

Anúncios

Comentários desativados.