Antropologia e Filosofia da Arte. Dia 19 de Abril. Dia do Índio. Dança Indígena Brasileira

¨A dança indígena, na sua origem, quando é dançada nas tribos pelos índios brasileiros, não possui a função de se apresentar para outras pessoas, como num espetáculo cênico.
A dança indígena está sempre ligada a um acontecimento muito importante, um ritual, pois ela existe dentro de uma cerimônia sagrada.
Observe e perceba os índios dançando em suas tribos durante os rituais, quase sempre estão batendo “um dos pés” mais forte no chão, num compasso binário, para marcar o ritmo da dança e da música.
O que muda de uma dança indígena para outra é o significado de cada uma, a história que a dança está representando. A dança indígena é uma ¨dança dramática¨.
A dança indígena pode ser para agradecer a colheita, para marcar a passagem do jovem à idade adulta, para saudar aqueles que chegam à aldeia, como muitos outros motivos especiais e sagrados.
Fique atento, a dança indígena original, dançada nas tribos, nunca é apresentada sozinha pois ela sempre faz parte de todo um ritual, que envolve música, pintura corporal, comidas, e outras expressões artísticas.¨

Prof. Lindomar Araújo

Anúncios

Comentários desativados.