ANTROPOLOGIA. A Caixa de Pandora. O Início do Mundo? Mitologia Grega

 A Caixa de Pandora

A Lenda do Início do Mundo?

Pandora teria sido a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (deusa da estratégia em guerra, da civilização, da inteligência e sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Somente Hermes contribuiu negativamente, colocando em seu coração a traição e a mentira.

Então, Zeus a destinou à espécie humana e logo foi enviada a Epimeteu. Este, vendo a sua radiante beleza, esqueceu o que lhe fora dito pelo irmão, que não aceitasse nada que viesse dos deuses, e a tomou como esposa. Por sua vez, Epimeteu tinha em seu poder uma caixa, caixa esta que continha ‘todos os males do mundo’. Então, avisou a mulher que não a abrisse, sem lhe dar maiores razões. Contudo, com o passar do tempo, Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Dali em diante, todos os seres humanos foram acometidos pelas desgraças que conhecemos: a fome, as doenças, as guerras, as catástrofes naturais, etc..

Mensagem: Controle a sua curiosidade diante de links na internet, emails de pessoas estranhas ou ao encontrar pacotes fechados por aí! Pense nisso.

Reflexão: Por acaso esta história o faz pensar em alguma outra história? Qual?

Pandora

Pandora

Anúncios

Comentários desativados.